Sustentabilidade Socioambiental

Ferreira Costa, consciente do seu papel na sociedade onde está inserida, desenvolve projetos de Sustentabilidade Socioambiental em parceria com outras instituições, cliente e colaboradores, participando de ações que beneficiam crianças, adolescentes, comunidade e os próprios colaboradores da empresa.

 

Por acreditar que uma das principais vias de desenvolvimento de um povo é através da educação, conscientização e da cultura, a Ferreira Costa participa de vários programas de incentivo à cultura e sustentabilidade, pois são ações desse tipo, que nos farão descobrir que pequenas mudanças em nossas atitudes ajudarão ter um Mundo Melhor e mais sustentável!

 

Ações para reduzir o desequilíbrio ambiental

  • Utilização de combustível sem enxofre e de baixo impacto ambiental em sua frota de caminhões e geradores.
  • Promoção do selo ECO MAIS para os fornecedores e produtos que visam reduzir o impacto ambiental;
  • Aproveitamento de água de chuva para auto-sustento na obra da fiial da Tamarineira (Recife);
  • Disponibilização de produtos que visam reduzir o impacto ambiental;
  • Programa de qualidade de vida, visando o bem-estar dos nossos funcionários;
  • Sistema de economia de energia com geradores, nos horários de ponta;
  • ETE - Estação de Tratamento de Esgoto (sem lançar no solo resíduos poluentes);
  • Sistema de ar condicionado que economiza energia elétrica;
  • Trabalho de conscientização dos funcionários para separação do lixo quanto à natureza destinado à reciclagem;
  • Temos programas de reciclagem de vários materiais: óleo de cozinha do refeitório, óleo do Centro Automotivo, pneus, papelão e papel de escritório.

Programas que Beneficiam Crianças e Adolescentes

  • Projeto Casa da Criança

    www.projetocasadacrianca.com.br

    Este projeto foi criado em 1999 por um grupo de arquitetos de Recife com o propósito de reformar e construir casas que sirvam de creches,orfanatos e casas de custódia para crianças socialmente desfavorecidas. A mobilização acontece com a união de arquitetos e decoradores, reunindo empresas da área de construção civil, fabricantes e fornecedores de material de construção.

    Cada um participa do projeto dentro da sua área de influência e competência, doando os seus produtos ou serviços. Isso resulta numa cadeia de conscientização da responsabilidade social que todos devem ter como cidadãos. A atuação da Ferreira Costa junto aos seus fornecedores dá um suporte substancial às obras que são realizadas pelo projeto no nosso Estado, destinado a desenvolver atividades culturais, artísticas e profissionalizantes para jovens e adolescentes do município.

  • Instituto Materno Infantil de Pernambuco

    www.imip.org.br

    Ferreira Costa mantém convênio com o IMIP através de uma contribuição financeira mensal. Além disso, apóia as iniciativas do órgão, como vendas de cartões de natal e campanhas educativas. Com esse apoio, Ferreira Costa utiliza o selo do IMIP desde 2003, sendo considerada uma “Empresa Solidária”.

    Você encontrará uma lojinha do IMIP no interior da Ferreira Costa onde pode comprar os lindos souvenirs e ajudar as crianças amparadas pela instituição.

  • Fundação CDL

    www.fundacaocdlrecife.org.br

    É uma instituição mantida pela CDL/Recife que oferece ensino regular a 700 alunos num bairro da periferia do Recife. Além do ensino regular, desenvolve atividades profissionalizantes e dá apóio às famílias da comunidade onde está inserida.

    Ferreira Costa contribui mensalmente com a instituição, além de se engajar sempre nas suas campanhas com doação de material de construção para a manutenção da escola.

    Apoio ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
    Desde1998, Ferreira Costa apóia o Conselho Municipal de Garanhuns com doações anuais. A contribuição é destinada a projetos e ações considerados importantes na cidade de acordo com o critério de avaliação do conselho. Com esse apoio, Ferreira Costa contribui para que as crianças e adolescentes carentes de Garanhuns sejam melhor atendidos em suas necessidades. E por este apoio recebemos o prêmio Márcia Dangremon que visa reconhecimento pelo compromisso, empenho e contribuição na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Programas de Incentivo à Cultura

  • Projeto Sala de Leitura


    Idealizado pela empresa Oldemburg Marketing Cultural e grupo Editorial Record, incentivado pela lei Rouanet, o projeto objetiva democratizar o acesso ao livro e incentivar o hábito de leitura em áreas de baixa renda, contribuindo para o desenvolvimento humano do nosso país, através da ampliação da oferta de livros técnicos, científicos, artísticos e obras de referência que facilitarão o ingresso de crianças e jovens na Era do Conhecimento.

    O acervo engloba títulos infantis, infanto-juvenis, obras de ficção, psicologia, sociologia, auto-ajuda, teoria literária, além de biografias. Até dezembro de 2011, com o patrocínio de Ferreira Costa, foram inauguradas 80 salas de leitura em Garanhuns e Salvador.

  • Projeto Roda de Leitura


    Roda de Leitura é um dos nossos programas internos que visa despertar o gosto pela leitura. Disponibilizamos livros para que os colaboradores levem para casa. Esses livros são devolvidos após lidos para que possam passar de mão em mão.

    Esse é o aspecto mais importante do projeto, pois outras crianças e adultos podem desfrutar dos livros. Assim a nossa Roda da Leitura vai girar e beneficiar muita gente.

  • Digitalização do arquivo do Diário de Pernambuco


    O Diário de Pernambuco é o jornal mais antigo em circulação na América Latina. Seu arquivo está sendo digitalizado para torná-lo mais acessível à sociedade em geral. Ferreira Costa participou como parceiro deste projeto.

  • Projeto Batuque


    É um grupo de maracatu formado por jovens e adolescentes de Garanhuns assistidos por programas sociais, apoiado integralmente por Ferreira Costa que adquiriu os instrumentos e acompanha e remunera o trabalho dos instrutores de música, ritmo e dança. As atividades do grupo foram iniciadas em janeiro de 2005 e a primeira apresentação para o público aconteceu no Festival de Inverno de Garanhuns em julho de 2005.

  • Apoio ao artesanato local


    Em parceria com a ONG Casa Pró-Cidadania e o SEBRAE/Garanhuns, Ferreira Costa está engajada no projeto "Artesanato como caminho" que visa o desenvolvimento do artesanato de Garanhuns e região, tendo por objetivo principal a geração de emprego e renda. A empresa participa da realização de oficinas de capacitação para os artesãos e também apóia a comercialização dos produtos em feiras e eventos como a FENEART (Recife) e ARTE NO CASARÃO (Garanhuns), além de promover a divulgação de todo o trabalho.

  • Clube do Profissional


    O Clube do Profissional surgiu em 2005 com o intuito de capacitar os profissionais do setor de reforma e construção. Oferecemos, gratuitamente, palestras, cursos e oficinas aos associados sobre as novidades e tendências do mercado.

    Essa parceria com nossos fornecedores e parceiros tem gerado muitos frutos e empregabilidade para muitos profissionais.

Programas de Inclusão Social

  • PIPNE – Programa de Inclusão de pessoas com necessidades especiais


    Desde 1999 a Ferreira Costa vêm inserindo em seu quadro de funcionários com necessidades especiais. Eles passam por uma triagem para que se identifiquem suas habilidades específicas, antes de serem designados para os postos de trabalho. Como determina a legislação, a Ferreira Costa destina mais de 5% das vagas no seu quadro para pessoas com necessidades especiais.

  • Projeto Crer Ser


    A nossa empresa em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, realizou em 2012, cursos de qualificação na área de comércio varejista, contemplando as funções de Atendente de Loja, Operador de Caixa, Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Depósito. O curso teve duração de 100 horas/aula, sendo 84 horas destinadas à qualificação social e específica, e 16 horas para informática básica.
    Os alunos receberam gratuitamente todo o material didático, fardamento, lanche e certificado.

    Com conclusão do curso os alunos estarão mais qualificados para ingressarem formalmente no mercado de trabalho. É a Ferreira Costa contruindo um futuro melhor para todos.

  • O Projeto Casa Acessível: um espaço para todos


    É uma Mostra de arquitetura, produtos, idéias e espaços que se organizam em uma área de 94,00m², onde a pessoa com deficiência pode ser vista com todo seu potencial, suas habilidades e aptidões. O Projeto foi desenvolvido de acordo com os parâmetros da NBR 9050/04, que trata de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos e conta com o apoio e parceria das Tintas Iquine e de outros fornecedores da Ferreira Costa que foram fundamentais para a realização do mesmo. Além disso, profissionais de diversas áreas contribuíram na capacitação de nossos colaboradores para o entendimento da acessibilidade e várias entidades e instituições estarão distribuindo material didático, promovendo treinamentos, palestras e oficinas para o público em geral durante o evento.

    Casa Acessível: um espaço para todos é uma Mostra que busca apresentar uma arquitetura moderna e criativa, com o propósito de promover conforto e bem-estar aos seus usuários. Considerando que existem vários níveis de limitações para o mesmo tipo de deficiência, esta Casa foi projetada para um jovem casal, com idade entre 30 e 35 anos, onde um deles é cadeirante, com limitação motora dos membros inferiores, com o objetivo de criar um espaço que ofereça autonomia, segurança, mobilidade e bem-estar.

  • Jovem Aprendiz


    Desde o início tem por objetivo beneficiar o estudante, a partir dos 17 anos, integrando-o ao mercado de trabalho e promovendo ações de capacitação prática destes jovens no ambiente de varejo. Em 2012 estamos com 25 jovens aprendizes engajados neste programa.

  • Programa de Estágio


    Destina-se à seleção de jovens estudantes de graduação dos mais conceituados estabelecimentos de ensino que se interessem pela área de varejo. Além de funcionar como instrumento de orientação, desenvolvimento e qualificação profissional, uma outra vantagem do estágio é a possibilidade que esses estudantes têm de serem efetivados no fim do contrato.

  • Projeto Adote uma Cartinha - Natal Solidário


    Graças aos clientes, colaboradores e amigos da Ferreira Costa, pudemos proporcionar um pouco da magia do Natal a essas crianças e isso não tem preço. O melhor agradecimento que podemos dar a quem contribuiu com o projeto ADOTE UMA CARTINHA é a felicidade de todas as crianças que receberam os presentes. "É Impossível não se emocionar com esses rostinhos.

    Algo que para nós pode não ser tão relevante, para eles é a realização de um sonho. Desde o momento em que entramos nas instituições até sairmos delas, fomos acolhidos de uma forma extraordinária por seus abraços e seus sorrisos sinceros.

© Todos os direitos reservados à Ferreira Costa