Bookmark and Share

Comunidade unida para construir quadra poliesportiva em Garanhuns

Moradores da Cohab I, em Garanhuns, no Agreste do Estado, se unem no próximo dia 28 de abril para trabalhar na construção da primeira quadra poliesportiva da comunidade. O projeto da ONG love.fútbol, conta com patrocínio da Ferreira Costa, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, e com parceria do Lar da Criança Santa Maria.

O projeto tem como objetivos garantir o acesso ao esporte para crianças e jovens e, principalmente, promover a convivência e o desenvolvimento de pessoas e suas comunidades. A love.fútbol trabalha lado a lado com os moradores, atuando como um facilitador. "Nós mapeamos grupos esportivos e culturais, formais ou informais, e instituições locais, identificamos os talentos e lideranças dentro da própria comunidade e co-criamos uma comissão local, que será responsável pela manutenção e sustentabilidade do espaço. Mais do que beneficiados, os moradores são os verdadeiros protagonistas do projeto", explica o Diretor de Operações da organização, Mano Silva. Este é o quinto projeto da organização em Pernambuco e o primeiro em um município fora da Região Metropolitana do Recife.

 Multirao_interna.jpg

No primeiro mutirão, os voluntários da comunidade prepararam o terreno para receber o piso da nova quadra. No segundo, a comunidade colaborou com a instalação da superfície de concreto da quadra. Já no terceiro momento de engajamento coletivo, no mês de junho, haverá pintura do espaço e plantio de árvores no entorno da nova área de lazer, preparando o local para a inauguração, programada para 30 de junho.

"Não é apenas fornecer o material para construção da quadra, vai muito além disso. É a transformação e o incentivo à capacitação, construindo novas habilidades e inspirando sonhos nas pessoas que fazem parte da comunidade. Estamos levando conhecimento e queremos ser agentes transformadores na vida das pessoas. É uma grande parceria que, além de promover o acesso ao esporte, dá a comunidade o senso de integração e melhora o convívio além de um espaço com condições para realizar outros tipos de eventos". Complementa Flávia Chiba, gerente de Marketing Corporativo da Ferreira Costa.

A comunidade Cohab 1 foi inaugurada em fevereiro de 1968 pela então Companhia de Habitação de Pernambuco. O espaço onde o projeto será desenvolvido surgiu com a chegada dos moradores, que passaram a utilizar o terreno para a prática do futebol amador. Atualmente, 915 famílias vivem na localidade e a estimativa é que cerca de 1.200 crianças e jovens da Cohab 1 e de outras comunidades do entorno utilizarão o espaço.

O terreno do projeto foi cedido pela prefeitura municipal de Garanhuns para a construção do espaço esportivo que será gerido em parceria com a população por um período de 20 anos. Como forma de assegurar a manutenção e o uso dos campos e quadras ao longo do tempo, a love.fútbol desenvolve planos de sustentabilidade em conjunto com as comunidades. Os planos são aplicados pela Rede de Vizinho formadas durante os projetos e têm acompanhamento periódico da organização.

SOBRE A LOVE.FÚTBOL

A love.fútbol desenvolve, em parceria com as comunidades, campos e quadras de futebol que agem como centros comunitários e catalisadores para mudanças sociais sustentáveis. A comunidade é capacitada para ter um papel de liderança no planejamento, construção e gestão dos espaços. Mais do que campos de futebol, os projetos simbolizam conquistas comunitárias e promovem a apropriação e valorização do espaço público. Desde 2006, a organização já alcançou 29 comunidades rurais e urbanas, na Guatemala, no Brasil, na Argentina, no México, na Índia, no Egito e na Colômbia.

Conheça a love.fútbol:
http://www.lovefutbolbrasil.org/
https://www.facebook.com/LoveFutbolBrasil
http://www.instagram.com/lovefutbolbr



Ferreira Costa 00:00

© Todos os direitos reservados à Ferreira Costa