Bookmark and Share

Oral-B, Turma do Bem e Ferreira Costa realizam triagem odontológica em RECIFE – PE

TDB - gr.jpg


Os jovens selecionados para participar do projeto Dentista do Bem receberão tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos

Na próxima segunda-feira dia 18 de março de 2013, a Oral-B e a Turma do Bem vão realizar a maior triagem odontológica do mundo, que acontecerá simultaneamente em mais de 250 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal. Em Recife a triagem acontecerá na escola Professor Motta, que fica na Rua Soares Moreno, Tamarineira, 117, das 08h às 17h e contará com o apoio do Home Center Ferreira Costa que além da montagem e entrega dos kits (escova e creme dental) estará com uma equipe de voluntários, antes e durante a ação.

"Para nós da Ferreira Costa é muito gratificante fazer parte de projetos como este, que beneficiam tantas pessoas que não teriam condições sem o apoio necessário. Já faz parte da história dessa empresa a preocupação pelo social, através do programa "Por Um Mundo Melhor" que desenvolve projetos de Sustentabilidade Socioambiental em parceria com outras instituições, cliente e colaboradores, participando de ações que beneficiam crianças, adolescentes e comunidade próximas das nossas lojas como é o caso da triagem que será realizada na escola do bairro da Tamarineira", ressalta Alexandre Fernandes - Gerente geral do home center.

O objetivo do projeto Dentista do Bem é identificar adolescentes de baixa renda, com idades entre 11 e 17 anos, que necessitam de tratamento odontológico. Segundo Cleferson Ferreira - Coordenador da Turma do Bem em Recife, a triagem consiste em um processo simples, rápido e não invasivo. O dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.

Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos. A expectativa é que 15 mil jovens passem pela triagem no dia 18 de março em todo o brasil.

Há quase dois anos, a Oral-B apoia e incentiva o projeto Dentista do Bem, incentivando o maior movimento de dentistas do mundo para a melhoria da saúde bucal dos jovens. Desde que Oral-B se uniu ao Dentista do Bem, o projeto cresceu significativamente: foram mais de 8 mil jovens contemplados com tratamento odontológico gratuito e mais de 4 mil dentistas se tornaram voluntários e aderiram ao movimento. "A Oral-B estabelece uma relação muito próxima com dentistas, desde o desenvolvimento da renomada linha Oral-B Pro-Saúde, que é resultado de um grande trabalho realizado em conjunto com esses profissionais. Por isso, temos muito orgulho em fazer parte desse projeto, que é o maior movimento de dentistas do mundo", conta Danielle Panissa, diretora de Marketing de Oral-B no Brasil.


Vídeo sobre A maior triagem do mundo:
http://www.youtube.com/watch?v=GUluFzZSdB4


O projeto Dentista do Bem

Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito.  Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São mais de 14 mil dentistas voluntários espalhados por aproximadamente 1.000 municípios dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela.

O processo de triagem é bem simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. A seleção é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

Os dentistas voluntários atendem os adolescentes selecionados em seus próprios consultórios, até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.

Mais de 310 mil jovens passaram pelas triagens do projeto e 31 mil já foram encaminhadas ao dentista.


Sobre a TdB - Turma do Bem
A TdB - Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Dr. Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br.

© Todos os direitos reservados à Ferreira Costa