Bookmark and Share

Ferreira Costa inaugura mais uma loja no Nordeste

Loja Tamarineira gr.jpg

 

Recife ganha mais uma loja da Ferreira Costa, que inaugura a quarta unidade da rede, sendo a terceira em Pernambuco. Fundada em 1884, hoje é o maior home center do Brasil e está presente em dois estados, na Bahia com a loja de Salvador e em Pernambuco com a loja de Garanhuns e Recife que agora conta com duas unidades, uma no bairro da Imbiribeira e a mais nova no bairro da Tamarineira que é a maior do grupo, com 60 mil m² de área construída e 16 mil m² de loja, que vai atender a zona norte com um mix único de 70 mil itens.

Segundo o Gerente Geral, Alexandre Fernandes, a loja possui quatro pavimentos que vão abrigar estacionamentos com 600 vagas, um piso para materiais de construção e outro exclusivo para móveis e decoração que tiveram uma maior ampliação em mix. Haverá ainda uma alameda de serviços que atenderá ao público com lanchonetes, restaurantes, lotérica, salão de beleza, entre outros serviços. Já estão confirmados O Botícário, Cacau Show, Doutor Resolve reparos e reformas, Fri-Sabor, Subway, Mutti Delicatessen, Farmácia Santa Maria, Tempero da Fazenda, agência do Banco do Brasil, Central de Óculos, Restaurante e pizzaria Atlântico e Deltaexpresso.

Assinados pelos arquitetos Luiz Augusto Rangel Moreira e Sylvia Schero, com o calculo estrutural do engenheiro Sérgio Osório da Engedata, a obra teve sua estrutura montada com o uso de um sistema de pré-fabricados de concreto produzidos pela T&A Pré-Fabricados. No total, foram usados 6.800 m³ de concreto em pilares, vigas e lajes. Segundo Luciana Azevedo, gerente de projetos da Ferreira Costa, esse sistema foi escolhido por causa da agilidade e limpeza na execução, pela redução do desperdício de materiais e pelo maior desempenho técnico.

 

Nova loja g.jpg


A sustentabilidade não fica apenas no uso do sistema de pré-fabricados, a loja do bairro da Tamarineira se destaca pela preocupação socioambiental. Visando a economia de energia, a nova loja é climatizada utilizando tecnologia que reduz o consumo por sistemas de chiller. Todos os pavimentos estão utilizando o uso de iluminação Zenital, que é um recurso para aproveitar a luz natural por meio de telhas de policarbonato, além da fachada em pele de vidro com vidro eco light. A outra parte da iluminação é feita através de LEDs, com lâmpadas e luminárias de alta performance. O fechamento do prédio é de painéis termo acústico, evitando a troca de calor entre o exterior e interior da loja.

O estacionamento com sinalizador de vagas livres funciona de forma que os carros circulem menos, estacionando mais rápido e diminuindo a emissão de gás carbónico. A loja também se preocupa com o aproveitamento da água, através de estação de tratamento de esgoto que fará o reuso utilizando nas descargas e irrigação do jardim. O lixo gerado pela loja também tem atenção especial, pois é totalmente reciclado.

Cerca de 600 novos empregos foram gerados, sendo parte destes com pessoas de comunidades do entorno da loja, que foi construída do lado de uma Zeis (Zona especial de interesse social). Até o final do ano serão 800 empregos.

Para 2013 está prevista a construção de mais uma unidade no Estado de Sergipe, na cidade de Aracaju.

© Todos os direitos reservados à Ferreira Costa